• Novo álbum dos Rammstein em risco devido à «escassez de papel»

Notícias

Novo álbum dos Rammstein em risco devido à «escassez de papel»

Compositor alemão Sven Helbig revelou um impasse até agora desconhecido para os fãs de Rammstein. Novo álbum poderá ser adiado por causa da crise que afeta o setor do papel.

Numa era em que a música é cada vez mais consumida em formato digital, os Rammstein parecem não querer abdicar das edições físicas. A escassez de matéria-prima que afeta atualmente o setor do papel poderá vir a adiar indefinidamente o lançamento do oitavo álbum da banda, tendo em consideração a necessidade de produção e distribuição em massa de capas e booklets para este lançamento.

Esta informação foi revelada por Sven Helbig numa entrevista ao portal Sächsische.de. O produtor e compositor esteve recentemente a trabalhar a nível orquestral no novo disco dos Rammstein.

Quando será lançado o novo álbum dos Rammstein?
Neste momento a própria banda não sabe. Por uma razão trivial: a escassez de papel. É necessário distribuir muitos discos, e consequentemente muitos booklets e capas, por todo o mundo e de uma vez só. E isto provavelmente não é exequível neste momento.

Mas terminou o seu trabalho?
Sim, o meu trabalho está terminado. Entreguei, finalmente, há duas semanas. Para a banda este impasse é aborrecido. Os seis membros não sabem quando o álbum será lançado nem se a digressão vai acontecer este ano. Eles querem seguir em frente, querem tocar, mas em vez disso, tal como quase todos os músicos, estão sentados de braços cruzados à espera que decisões sejam tomadas.

Pode revelar mais detalhes?
Está tudo em segredo, mas de qualquer maneira é impossível porque a banda muitas vezes deita fora músicas no último instante ou simplesmente altera-as. Ou porque o Till não quer reescrever um texto e o Richard acha isso estúpido, ou porque os guitarristas não conseguem concordar num riff. Uma das músicas já está fora. Nos álbuns anteriores, muitas vezes eu ansiava por algo que tinha ouvido e que achava ótimo.